voluntariado2-01.jpg

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

ATENÇÃO: Em função do novo Coronavírus, alguns setores e demandas estão suspensas e ainda não foram retomadas. Entre em contato antes para verificar disponibilidade, através do telefone 3311-4030. Abaixo você confere as orientações de antes da pandemia. 

 

O Serviço Voluntário é a base da ASCOMCER. Fomos fundados pela voluntária Maria José Baeta Reis e crescemos e mantemos a instituição com o grande apoio do voluntariado, que atua na Diretoria e em diversos setores internos e externos, sempre pensando no melhor para os nossos pacientes. Acreditamos que ser voluntário e doar-se àqueles que necessitam é uma das muitas maneiras de acender uma luz frente às diferenças sociais. Se você tem COMPROMISSO, DISPONIBILIDADE e AMOR AO PRÓXIMO, entre em contato conosco para orientações! Conheça algumas áreas de atuação para o nosso Serviço Voluntário (conforme disponibilidade de vagas):

SETORES PARA SERVIÇO VOLUNTÁRIO:

* BAZAR: Setor em que os voluntários trabalham com a organização das doações recebidas e sua comercialização, sendo todo o valor revertido para a instituição. Nosso Bazar do Centro funciona de Segunda a Sexta, de 8h às 10h45 e de 13h às 16h45 (Rua João Pessoa de Rezende, loja 18, próximo à Praça da Estação, ao lado do guichê da Paraibuna). 

* TRABALHOS MANUAIS: Setor direcionado para os voluntários interessados em trabalhar nas equipes de ARTESANATO (Terças e Sextas, 13h às 17h, no bairro São Mateus) ou na equipe de COSTURA (Segundas, 13h às 16h).

* APOIO: Um setor direcionado para quem gosta e pode trabalhar voluntariamente (sob demanda) como Auxiliar de Recepção, Auxiliar de Transporte, Auxiliar de Manutenção e Auxiliar de áreas administrativas e áreas da Assistência (com exceção da Enfermagem). 

* EVENTOS: Setor em que os voluntários ficam encarregados de ajudar na organização dos eventos internos e externos ao longo do ano. Os trabalhos deste setor surgem conforme demanda e envolvem não somente a participação no dia como também participação nas reuniões pré-evento, apoio na promoção e divulgação ou até mesmo apoio na venda de ingressos. 

* PALESTRAS: Profissionais voluntários de diversas áreas que possam proferir palestras de assuntos que interessem à causa da instituição, dentro e fora da ASCOMCER.

* ARRECADAÇÃO: Este setor visa, conforme demanda, a realização de campanhas em condomínios, supermercados, bairros, escola e empresas para arrecadação de itens em falta na instituição. 

* HUMANIZAÇÃO: Os voluntários deste setor são responsáveis por visitar e acompanhar pacientes que estão sozinhos durante a internação, ou desenvolver e manter seus projetos voluntários que envolvam contato direto com o paciente (Ex.: Contação de Histórias).

* RELIGIÃO: É o setor com voluntários representantes de instituições religiosas que desejam realizar cultos ou fazerem visitas religiosas nos leitos dos pacientes, seguindo nossas normativas internas.

CRITÉRIOS PARA SER VOLUNTÁRIO: 

  • Ser maior de idade;

  • Compromisso;

  • Disponibilidade de tempo;

  • Cumprimento dos horários acordados;

  • Atestado médico (no caso de ser paciente).

SOBRE O PROCESSO SELETIVO:

- Os interessados em trabalhar voluntariamente na ASCOMCER devem comparecer pessoalmente ao Hospital (de segunda a sexta, no período de 8h às 12h e de 13h às 16h) APÓS AGENDAMENTO, para receber as orientações gerais e preencher o Cadastro de Interessados, de acordo com a disponibilidade do setor. Os agendamentos podem ser realizados através do telefone 3311-4030 ou através do e-mail voluntariado@ascomcer.org.br  

 

- A Coordenação do Serviço Voluntário filtrará o referido Cadastro para verificar compatibilidade da disponibilidade do interessado com o horário de funcionamento do setor desejado. Se houver compatibilidade e vaga disponível no setor desejado, o interessado poderá ser encaminhado para entrevista com o Supervisor, para verificar se possui habilidade e comprometimento para trabalhar na referida área;

 

- Após filtragem e seleção do interessado, este deverá participar do processo de capacitação obrigatório que acontece três vezes ao ano, em Abril, Agosto e Dezembro. Ao final da capacitação haverá o preenchimento do Termo de Adesão, caracterizando e autorizando a pessoa a exercer o trabalho voluntário proposto. O interessado que não puder participar da capacitação deverá aguardar a próxima para início do trabalho.

 

Observações importantes:

  • Se a pessoa estiver interessada em trabalhar no setor de PALESTRAS ou no setor de APOIO (áreas de assistência como Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, etc), esta deverá apresentar cópia da sua carteira de registro profissional; 

  • Se a pessoa estiver interessada em trabalhar no setor de RELIGIÃO, esta deverá apresentar carta assinada pelo seu líder, bispo ou pastor presidente de sua instituição religiosa, constando seu nome e dos demais representantes que farão as visitas, estando subordinados às normativas da instituição quanto aos melhores horários para as visitas religiosas; 

  • Se a pessoa estiver interessada em trabalhar no setor de HUMANIZAÇÃO, esta deverá apresentar uma proposta de trabalho para análise e aprovação da Diretoria Técnica e estará suscetível à entrevista com os setores de Psicologia e Serviço Social. Se não tiver um projeto específico, esta pessoa será escalada para acompanhar pacientes desacompanhados ou realizar visitas aos pacientes, após processos de seleção e capacitação; 

O Manual do Voluntário está disponível para download no final desta página, ou clicando aqui

PARA REFLEXÃO:

"Trabalho voluntário não é coisa de gente santa. Não é para quem quer mudar o mundo ou ser bem visto. Trabalho voluntário é para quem quer mudar a si mesmo e está disposto a aprender por meio do contato com novos mundos. É uma excelente ferramenta de empatia, onde o aprendiz ensina mais que o professor. Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão, é superar dores e desafios inimagináveis, porque vê na história do outro as bênçãos da própria vida. A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza. Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados. A curiosidade pelo outro alimenta a nossa alma sedenta por sentimentos reais! Voluntariar é doar amor para curar a dor do outro, e sem saber, descobre que esse é o remédio para curar a nossa própria. Em todos esses mundos eu encontrei um olhar de gratidão profundo, desses que desconstroem quem achávamos que éramos e faz renascer quem realmente queremos ser nesse mundo!!" 

(autor desconhecido)

FOTOS:

Serviço Voluntário
Serviço Voluntário

Fundadora Maria José Baeta Reis com suas voluntárias, na década de 1960.

press to zoom
Serviço Voluntário
Serviço Voluntário

Voluntários do Bazar da ASCOMCER

press to zoom
Serviço Voluntário
Serviço Voluntário

Capacitação Voluntários (2019)

press to zoom
Serviço Voluntário
Serviço Voluntário

Fundadora Maria José Baeta Reis com suas voluntárias, na década de 1960.

press to zoom
1/9

MANUAL DO
VOLUNTÁRIO: