top of page
INÍCIO
Espaço do Paciente

ESPAÇO DO PACIENTE

Aqui nesta página o paciente e seus familiares encontram um compilado de informações e dicas específicas, além da relação de atividades e serviços extras disponíveis aos pacientes da ASCOMCER.

visitas

Confira aqui os horários de visitas aos pacientes internados nas Enfermarias, nos Apartamentos particulares, e na UTI da ASCOMCER.

regras
beneficios

A Faculdade de Direito da UFJF elaborou um informativo eletrônico sobre Benefícios fiscais para pessoas com doenças graves, como no caso dos pacientes oncológicos. Confira aqui!

energia

Pessoas com doenças que requeiram o uso constante de equipamentos médicos fazem parte do público beneficiado pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede desconto no pagamento da eletricidade. Saiba mais aqui!

EMPRÉSTIMO DE PERUCAS

A perda do cabelo é uma das consequências que mais afetam a autoestima dos pacientes oncológicos que são submetidos ao tratamento quimioterápico. Pensando nisso, a ASCOMCER possui um estoque de perucas, de tamanhos e cores diversas, que ficam disponíveis para empréstimo às pacientes em tratamento no Hospital. Para mais informações, ligar para o nosso Serviço Social através do telefone 3311-4029 ou para o setor de Psicologia no número 3311-4010.

PRÓTESES ARTESANAIS ÀS PACIENTES MASTECTOMIZADAS

A retirada da mama (mastectomia) é um dos procedimentos que a maioria das mulheres com diagnóstico de câncer de mama é submetida, podendo afetar muitas vezes a autoestima destas pacientes. Pensando nisso, o Grupo Vitoriosas da ASCOMCER, que é formado por pacientes em tratamento de câncer de mama que vão ao Hospital para fisioterapia e atendimento psicossocial, passaram a confeccionar próteses artesanais que podem ser usadas pelas demais pacientes que passaram pelo processo de mastectomia e ainda não fizeram reconstrução mamária.

 

Estas próteses artesanais, que são colocadas por dentro do sutiã, são fáceis de usar e lavar e estão disponíveis a todas as pacientes mastectomizadas, independente de fazerem tratamento na ASCOMCER ou não. Para mais informações, ligar para o nosso Serviço Social através do telefone 3311-4029 ou para o setor de Psicologia no número 3311-4010.

ATIVIDADES FÍSICAS AOS PACIENTES

A ASCOMCER inaugurou em março de 2022 o projeto desenvolvido pela ONG Maple Tree Cancer Alliance, para reabilitação através da atividade física. Independente do estágio do tratamento do paciente, o objetivo é promover qualidade de vida através de um cronograma individualizado de exercícios. 

 

Os pacientes permanecem no mínimo 3 meses e no máximo 1 ano no projeto, sendo atendidos por profissionais de Educação Física duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula. Os pacientes obrigatoriamente têm que ter autorização médica para realização das atividades físicas. Após autorização, eles passam por avaliação da equipe antes do início do programa e a cada 12 semanas para observar a evolução durante os treinamentos. 

Não há custo algum para os pacientes da ASCOMCER. Os interessados em participar do projeto podem fazer contato com nossos setores de Psicologia ou Serviço Social para mais informações, através dos telefones 3311-4029 ou 3311-4010. 

 

APOIO PSICOSSOCIAL AOS PACIENTES

GRUPO DE APOIO AOS FAMILIARES: Equipe multidisciplinar se reúne semanalmente nas Clínicas Médica e Cirúrgica com objetivo de promover um diálogo entre os familiares e acompanhantes objetivando as trocas de sentimentos, dificuldades e angústias advindas da patologia dos pacientes internados.

SALA DE ESPERA: Toda semana, no auditório, acontece o projeto Sala de Espera, que visa oferecer palestras educativas e discussão de temáticas importantes enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos no ambulatório, sendo uma forma de esperarem o atendimento de forma produtiva. 

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PÓS-ÓBITO: Este serviço visa acompanhar, de forma cuidadosa, os sentimentos gerados pelas situações de perda vivenciadas pelos familiares e equipe de saúde por motivo de falecimentos dos pacientes.

APOIO NUTRICIONAL: Através de consultas ambulatoriais, as nutricionistas da ASCOMCER orientam o melhor suporte nutricional aos pacientes em tratamento ambulatorial e aos pacientes que tiveram alta hospitalar. Os agendamentos das consultas são realizados na Recepção, através do telefone 3311-4049 ou pessoalmente.

GRUPO VITORIOSAS: Através de uma equipe multidisciplinar oferece ao grupo atenção integral, integrada e multiprofissional visando à melhoria da qualidade de vida das pacientes em tratamento ou em acompanhamento na ASCOMCER, além de promover também dinâmicas, palestras educativas (discutir valores e preconceitos) e programas de exercícios. As reuniões acontecem toda última quinta-feira de cada mês, às 15h no auditório do Hospital.

PROJETO VITÓRIA

Foi inaugurado em Junho de 2022 o projeto Vitória, firmado pelo setor de Fisioterapia e a fisioterapeuta e esteticista Gisele Mauler. O projeto visa promover saúde e bem-estar aos pacientes da ASCOMCER através de procedimentos terapêuticos manuais para a mobilidade, o relaxamento, alívio da tensão, ansiedade, redução da dor muscular e edemas pós-operatórios. Os atendimentos aos pacientes da ASCOMCER são realizados nas quartas-feiras à tarde, dentro do ambiente hospitalar.

bottom of page