Cartilha “10 Direitos da Pessoa com Câncer” reforça a importância do acesso à informação
- ASCOMCER JF
- 2 de jun.
- 1 min de leitura

A assistente social Fernanda Guedim lançou, na última sexta-feira, dia 30 de maio, a cartilha “10 Direitos da Pessoa com Câncer”, uma publicação que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e fortalecer o empoderamento de pacientes oncológicos em todo o país.
A cartilha é resultado do trabalho de pesquisa de Fernanda em seu mestrado em Saúde Coletiva e Controle do Câncer pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um produto voltado à difusão de conhecimento sobre direitos garantidos por lei às pessoas em tratamento oncológico.
De forma didática, objetiva e acessível, a publicação apresenta dez direitos de abrangência nacional, cuidadosamente selecionados para facilitar a compreensão e o uso prático pelos pacientes e suas famílias. Durante o lançamento, a autora destacou a importância do acesso à informação como parte essencial do cuidado integral.
A cartilha foi desenvolvida em parceria com o INCA e busca facilitar o caminho para benefícios e serviços que podem impactar positivamente a experiência de quem enfrenta o câncer. Embora existam outros direitos previstos na legislação, os dez reunidos neste material foram escolhidos por sua relevância, aplicabilidade nacional e potencial transformador na vida dos pacientes.
A iniciativa representa um importante avanço na luta pela equidade no acesso a direitos e pela valorização do cuidado humanizado.
Além de Fernanda, também participaram da elaboração da cartilha, os pesquisadores André Salém Szklo, Fernando Lopes Tavares de Lima e Mirian Carvalho de Souza.
Comments