SCIH-01.jpg

SERVIÇO DE CONTROLE DE
INFECÇÃO HOSPITALAR (SCIH)

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade de enfermidades no ambiente hospitalar. Ao SCIH compete planejar, executar e avaliar um programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, realizar investigações de casos e surtos e implementar medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação continuada, bem como elaborar e divulgar relatórios.

 

Dentre as principais atividades para a coleta de dados estão a busca ativa, análise de culturas positivas de material biológico e auditoria de antimicrobianos. Com essas informações é possível definir limites endêmicos de infecções para cada unidade, originando taxas de infecções mensal e anual. 

 

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da ASCOMCER é composto por um enfermeiro e uma médica infectologista que preside a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.