RHC-01.jpg

REGISTRO HOSPITALAR
DE CÂNCER (RHC)

Cristina
Linda

O Registro Hospitalar de Câncer (RHC) é um setor existente apenas em hospitais que cuidam de casos de câncer com o título de CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) ou, como no caso da ASCOMCER, UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).

 

A principal finalidade do RHC é a coleta de dados para compor estatísticas, pesquisas, evolução, tratamento, e sobrevida dos pacientes com câncer, de forma sistemática e contínua. Estas informações são resgatadas a partir do primeiro ano após o diagnóstico e tratamento da doença, através da pesquisa minuciosa de prontuários de internação e de consultas.

Após analisar todos os prontuários referentes ao ano de matrícula que está sendo coletadas, estas informações são enviadas para o RCBP (Registro de Câncer de Base Populacional) que reúne os dados de todos os Estados e os apresenta ao INCA (Instituto Nacional do Câncer) e este, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

 

No hospital da ASCOMCER este setor foi implantado em 1999 e atualmente é composto pelo diretor técnico Dr Fernando Henrique Neves Ribeiro e por duas registradoras que são responsáveis por coletar, processar, registrar, fazer o segmento, enviar e divulgar os resultados destas importantes pesquisas para avaliação do hospital na assistência prestada aos pacientes.