voluntariado-01.jpg

HUMANIZAÇÃO

Atualmente são cada vez mais discutidas as consequências do desenvolvimento científico e tecnológico no relacionamento entre as pessoas e nota-se a procura por equilíbrio entre a tecnologia e o aspecto humano no tratamento dos pacientes. E com a ASCOMCER não seria diferente. Procurando manter um atendimento humanizado de qualidade, a ASCOMCER disponibiliza também diversos grupos de apoio, oficinas e atividades ao longo da semana aos pacientes. 

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO

O atendimento humanizado e o tratamento com ênfase nas relações interpessoais sempre estiveram entre as prioridades da ASCOMCER. Com a finalidade de desenvolver e implementar ações de humanização dirigidas aos profissionais, usuários, voluntários, familiares e acompanhantes, foi formada em 2011 a Comissão de Humanização, composta por profissionais de áreas distintas. Os membros da comissão se reúnem bimensalmente para discutir ações já implementadas ou em desenvolvimento e também novas demandas da ASCOMCER, com o propósito de melhorar cada vez mais o ambiente hospitalar, contribuindo para o sucesso do tratamento dos pacientes. Cada detalhe pode resultar em um tratamento humanizado, desde a realização de palestras até o incentivo a especializações e treinamento profissional.

ATIVIDADES FÍSICAS AOS PACIENTES

A ASCOMCER inaugurou em março de 2022 o projeto desenvolvido pela ONG Maple Tree Cancer Alliance, para reabilitação através da atividade física. Independente do estágio do tratamento do paciente, o objetivo é promover qualidade de vida através de um cronograma individualizado de exercícios. 

 

Os pacientes permanecem no mínimo 3 meses e no máximo 1 ano no projeto, sendo atendidos por profissionais de Educação Física duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula. Os pacientes obrigatoriamente têm que ter autorização médica para realização das atividades físicas. Após autorização, eles passam por avaliação da equipe antes do início do programa e a cada 12 semanas para observar a evolução durante os treinamentos. 

Não há custo algum para os pacientes da ASCOMCER. Os interessados em participar do projeto podem fazer contato com nossos setores de Psicologia ou Serviço Social para mais informações, através dos telefones 3311-4010 ou 3311-4029. 

 

APOIO PSICOSSOCIAL AOS PACIENTES

GRUPO DE APOIO AOS FAMILIARES: Equipe multidisciplinar se reúne semanalmente nas Clínicas Médica e Cirúrgica com objetivo de promover um diálogo entre os familiares e acompanhantes objetivando as trocas de sentimentos, dificuldades e angústias advindas da patologia dos pacientes internados.

SALA DE ESPERA: Toda semana, no auditório, acontece o projeto Sala de Espera, que visa oferecer palestras educativas e discussão de temáticas importantes enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos no ambulatório, sendo uma forma de esperarem o atendimento de forma produtiva. 

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PÓS-ÓBITO: Este serviço visa acompanhar, de forma cuidadosa, os sentimentos gerados pelas situações de perda vivenciadas pelos familiares e equipe de saúde por motivo de falecimentos dos pacientes.

APOIO NUTRICIONAL: Através de consultas ambulatoriais, as nutricionistas da ASCOMCER orientam o melhor suporte nutricional aos pacientes em tratamento ambulatorial e aos pacientes que tiveram alta hospitalar. Os agendamentos das consultas são realizados na Recepção, através do telefone 3311-4049 ou pessoalmente.

GRUPO VITORIOSAS: Através de uma equipe multidisciplinar oferece ao grupo atenção integral, integrada e multiprofissional visando à melhoria da qualidade de vida das pacientes em tratamento ou em acompanhamento na ASCOMCER, além de promover também dinâmicas, palestras educativas (discutir valores e preconceitos) e programas de exercícios. As reuniões acontecem toda última quinta-feira de cada mês, às 15h no auditório do Hospital.

 

PROJETO VITÓRIA

Foi inaugurado em Junho de 2022 o projeto Vitória, firmado pelo setor de Fisioterapia e a fisioterapeuta e esteticista Gisele Mauler. O projeto visa promover saúde e bem-estar aos pacientes da ASCOMCER através de procedimentos terapêuticos manuais para a mobilidade, o relaxamento, alívio da tensão, ansiedade, redução da dor muscular e edemas pós-operatórios. Os atendimentos aos pacientes da ASCOMCER são realizados nas quartas-feiras à tarde, dentro do ambiente hospitalar.

PROJETO DODÓI

O Projeto Dodói foi criado pela união da ABRALE com o Instituto Maurício de Sousa, para amenizar o sofrimento e integrar a criança e seus familiares ao tratamento do câncer, além de contribuir para o trabalho dos profissionais, auxiliando-os na recreação e na disponibilização de importantes informações sobre o tratamento dentro do universo infantil. A ABRALE é uma Associação de combate ao câncer como linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia, doenças estas que, se detectadas previamente, têm 85% de chances de cura.

 

Em parceria com a ABRALE, a ASCOMCER é o primeiro hospital na cidade e o 6º do país a implementar o Projeto Dodói. O projeto é desenvolvido pelo setor de Psicologia, que entrega às nossas crianças hospitalizadas o kit dodói (boneco da turma da Mônica, gibi, revistas de atividades, jogo da memória, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor, cartazes), e presta esclarecimentos aos pais e familiares sobre a doença diagnosticada.

brinquedoteca.jpg
brinquedoteca2.jpg

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

A Brinquedoteca da ASCOMCER é um espaço que visa estimular as crianças (em tratamento ou controle do câncer) a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.


A recreação é necessária para que a criança continue a exercer suas habilidades, tais como focalização de olhar, coordenação dos movimentos, desenvolvimento das sensibilidades táteis e sensoriais, para que possa se expressar e interagir com o meio que a cerca. Estas atividades contribuem para diminuir o estado de ansiedade e angústia, além de minimizar o sofrimento e facilitar o enfrentamento da doença e do tratamento ao câncer.
 

A Brinquedoteca da ASCOMCER foi revitalizada e reinaugurada em Fevereiro de 2018 a partir de uma iniciativa da Comissão de Humanização, com o apoio dos setores de Comunicação e Manutenção, do artista Gerson Guedes e das empresas Macalé e Gráfica Chamonix.

 

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do Hospital ASCOMCER (CEHA) foi criado com a finalidade de divulgar, criar e fomentar o conhecimento científico na área de saúde, especialmente em oncologia, contribuindo para o desenvolvimento e divulgação das atividades científicas e técnicas desenvolvidas em nosso Hospital.