Espaço do paciente
Aqui nesta página o paciente e seus familiares encontram um compilado de informações e dicas específicas, além da relação de atividades e serviços extras disponíveis aos pacientes da ASCOMCER.
Horários de visitas
Confira aqui os horários de visitas aos pacientes internados nas Enfermarias, nos Apartamentos particulares, e na UTI da ASCOMCER.
Regras aos visitantes
Para visitar ou acompanhar um paciente na ASCOMCER é preciso seguir nossas orientações sobre vestuário, proibições e outras regras. Confira aqui.
Benefícios fiscais
A Faculdade de Direito da UFJF elaborou um informativo eletrônico sobre Benefícios fiscais para pessoas com doenças graves, como no caso dos pacientes oncológicos. Confira aqui!
Desconto na energia
Pessoas com doenças que requeiram o uso constante de equipamentos médicos fazem parte do público beneficiado pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede desconto no pagamento da eletricidade. Saiba mais aqui!
Empréstimo de perucas
A perda do cabelo é uma das consequências que mais afetam a autoestima dos pacientes oncológicos que são submetidos ao tratamento quimioterápico. Pensando nisso, a ASCOMCER possui um estoque de perucas, de tamanhos e cores diversas, que ficam disponíveis para empréstimo às pacientes em tratamento no Hospital. Para mais informações, ligar para o nosso Serviço Social através do telefone 3311-4029 ou para o setor de Psicologia no número 3311-4010.
Próteses artesanais às pacientes mastectomizadas
A retirada da mama (mastectomia) é um dos procedimentos que a maioria das mulheres com diagnóstico de câncer de mama é submetida, podendo afetar muitas vezes a autoestima destas pacientes. Pensando nisso, o Grupo Vitoriosas da ASCOMCER, que é formado por pacientes em tratamento de câncer de mama que vão ao Hospital para fisioterapia e atendimento psicossocial, passaram a confeccionar próteses artesanais que podem ser usadas pelas demais pacientes que passaram pelo processo de mastectomia e ainda não fizeram reconstrução mamária.
Estas próteses artesanais, que são colocadas por dentro do sutiã, são fáceis de usar e lavar e estão disponíveis a todas as pacientes mastectomizadas, independente de fazerem tratamento na ASCOMCER ou não. Para mais informações, ligar para o nosso Serviço Social através do telefone 3311-4029 ou para o setor de Psicologia no número 3311-4010.
Apoio psicossocial aos pacientes
GRUPO DE APOIO AOS FAMILIARES: Equipe multidisciplinar se reúne semanalmente nas Clínicas Médica e Cirúrgica com objetivo de promover um diálogo entre os familiares e acompanhantes objetivando as trocas de sentimentos, dificuldades e angústias advindas da patologia dos pacientes internados.
SALA DE ESPERA: Toda semana, no auditório, acontece o projeto Sala de Espera, que visa oferecer palestras educativas e discussão de temáticas importantes enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos no ambulatório, sendo uma forma de esperarem o atendimento de forma produtiva.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO PÓS-ÓBITO: Este serviço visa acompanhar, de forma cuidadosa, os sentimentos gerados pelas situações de perda vivenciadas pelos familiares e equipe de saúde por motivo de falecimentos dos pacientes.
APOIO NUTRICIONAL: Através de consultas ambulatoriais, as nutricionistas da ASCOMCER orientam o melhor suporte nutricional aos pacientes em tratamento ambulatorial e aos pacientes que tiveram alta hospitalar. Os agendamentos das consultas são realizados na Recepção, através do telefone 3311-4049 ou pessoalmente.
GRUPO VITORIOSAS: Através de uma equipe multidisciplinar oferece ao grupo atenção integral, integrada e multiprofissional visando à melhoria da qualidade de vida das pacientes em tratamento ou em acompanhamento na ASCOMCER, além de promover também dinâmicas, palestras educativas (discutir valores e preconceitos) e programas de exercícios. As reuniões acontecem toda última quinta-feira de cada mês, às 15h no auditório do Hospital.
PROJETO TABAGISMO: as ações relativas ao tratamento dos tabagistas, realizadas por profissionais habilitados, seguindo as diretrizes do PNCT (Programa Nacional Cessação Tabagismo), e o modelo preconizado pelo INCA de Abordagem Cognitiva Comportamental em grupo ou individualmente.