Banner do site Ascomcer

Ascomcer

Home » Institucional

Fundação 

(texto por Sara Tellado Brandão)

 

A Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora – ASCOMCER é uma entidade civil de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, mantenedora do Hospital Maria José Baeta Reis.

 

A ASCOMCER surgiu como resultado da Primeira Convenção Brasileira das Organizações de Voluntárias Femininas de Luta Contra o Câncer, realizada em julho de 1962, na cidade do Rio de Janeiro; e foi fundada em 04/01/1963 por Maria José Baeta Reis, paciente sobrevivente de um câncer de colo uterino.

 

Em 1969 foi fundado na sede da antiga Fazenda Tapera o Instituto Dr. Cícero Tristão, onde a entidade, sempre amparando e atendendo aos pacientes carentes, permaneceu por 20 anos até a conclusão das obras da atual sede, em área cedida pela prefeitura. Maria José dedicou o resto de sua vida ao atendimento do paciente carente e à prevenção do câncer e, juntamente com suas companheiras voluntárias, edificaram esta instituição que até hoje é a única de cunho filantrópico especializada em tratamento oncológico na cidade.

 

 

Grande parte da força de trabalho da ASCOMCER vem do apoio de voluntários que se mantém imensurável na instituição desde sua fundação, fazendo parte da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal, e também atuando diretamente com o paciente (através de visitas solidárias, projetos psicossociais, visitas religiosas) e em diversas áreas como bazar, artesanato, costura e eventos beneficentes.

 

Diante do fato de ser uma instituição filantrópica de credibilidade na região, que se destaca por suas diversas iniciativas e projetos humanizados, o apoio de entidades privadas e da sociedade se faz constante para minimizar os déficits e dificuldades da ASCOMCER. 

 

Nestes mais de 55 anos de existência, todos os recursos são voltados aos pacientes sem visar lucro, tornando luta constante o combate e a prevenção do câncer, buscando diariamente recursos para oferecer o melhor atendimento a Juiz de Fora e às mais de 150 cidades atendidas na região.

 

 
 

O Hospital

Com a sede atual de seu Hospital inaugurada em 1988, a ASCOMCER ocupa posição de destaque na assistência hospitalar na área oncológica da cidade de Juiz de Fora e região, destinando 94% de seu atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, sendo os outros 6% dos atendimentos direcionados aos diversos pacientes de planos de saúde e particulares.

 

A ASCOMCER possui o total de 71 leitos para internamentos, sendo 09 apartamentos para particular e convênios e 62 destinados a pacientes oriundos do SUS, dentre os quais: 05 leitos de UTI, 05 leitos para a Pediatria, 28 leitos para tratamento clínico e leitos 24 para internação pós-cirúrgica.

 

A instituição também presta atendimentos ambulatoriais de diagnóstico e prevenção como ultrassonografia, mamografia, patologia clínica e exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama; além de realizar tratamentos especializados em radioterapia e quimioterapia, atendendo em média 1.500 pacientes por mês e 3.000 pacientes por mês, respectivamente. Os dados de atendimento do ano de 2017 você encontra no Relatório Anual da instituição, disponível para download no final desta página ou clicando aqui

 

 

 

Política de Qualidade

O Hospital ASCOMCER, visando à melhoria contínua sobre a qualidade de sua prestação de serviços assistenciais vem desenvolvendo desde 2009 um grande trabalho destinado a assegurar um alto nível de qualidade, segurança e produtividade nos atendimentos realizados aos pacientes de Juiz de Fora e cidades circunvizinhas, garantindo:

 

    - A satisfação dos nossos clientes, parceiros, partes interessadas e sociedade
    - Ambiente de trabalho favorável e adequado a realização dos serviços
    - A qualidade dos serviços prestados com atendimento humanizado
    - Melhoria contínua dos processos e resultados
    - A Presteza no atendimento.

 

O compromisso com o Programa de Qualidade e com a satisfação de nossos clientes é considerado pela instituição uma necessidade em termos de demonstrar nossa eficiência e uma obrigação do ponto de vista social, ético e moral.

 

 

 

CERTIFICADOS E HOMENAGENS:

- 25/11/2013 – A Fundação Hemominas confere certificado à ASCOMCER pelo apoio recebido em prol dos trabalhos realizados nos programas de doação de sangue.

- 4/4/2013 – Título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora, de acordo com o Projeto de Lei nº 12.757, de 22 de janeiro de 2013, de autoria do então presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Vereador Julio Gasparette.

- 21/11/2012 – Medalha Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados pelos relevantes serviços prestados pela ASCOMCER.

- 17/04/2012 – Concessão de Licença de Operação Corretiva (LOC nº 9/2012) emitida pelo CONDEMA.

- 27/10/2011 – Outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas à ASCOMCER através da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região.

- 2011 – Cidade de Levy Gasparian faz menção de parabenização à ASCOMCER pelos seus serviços desenvolvidos.

- 2010 – Prêmio MPO de Qualidade (métodos e práticas organizacionais) baseado nos fundamentos da excelência e nas condutas e critérios da Qualidade.

- 2010 – Top Quality no Programa 5S (bronze) 2009/2010.

- Julho/2008 – CME (Central de Material Esterilizada) conquistou o prêmio bronze de boas práticas, concedido pela empresa 3M.

- 15/09/2006 – A Embrapa Gado de Leite faz reconhecimento ao mérito da ASCOMCER como Instituição cidadã, consciente de sua responsabilidade social.

2003 – Reconhecimento do Conselho Municipal de assistência Social (CMAS/JF) de Juiz de Fora à ASCOMCER.

2002 – Homenagem do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM/JF) à fundadora da ASCOMCER.

 

MEDALHAS:

- Mérito Benjamin Colucci - OAB 4ª Subseção MG.

- Mérito Legislativo Plenário Ulysses Guimarães - Câmara dos Deputados.

- Comenda Lyda Monteiro da Silva - Símbolo da luta pela democracia CAA/OAB MG.

- Comenda Bernardo Mascarenhas - Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região.

- Honra ao Mérito - Prefeitura de Juiz de Fora. 

- Mérito Legislativo - Câmara Municipal de Juiz de Fora.

- Ordem ao Mérito da Saúde SUS - Governo do Estado de Minas Gerais.

- Mérito Presidente Itamar Franco - Instituto Itamar Franco.

- Agradecimento da PJF - Aniversário 150 anos de Juiz de Fora.

- Ordem do Mérito Legislativo - Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

  

REGISTROS:

- Atestado de Registro CNAS – conforme Processo nº 00000.011605/1965-60

- Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG) – Nº 000.604

- Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/JF) – Nº 024

- Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – 2153025

- Conselho Regional de Medicina – 2.2-MG-1509-25

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora (CMDCA/JF) – nº 0011

- Certificado de Registro Cadastral de Convenente – 5148

- Utilidade Pública Municipal – Lei nº 1906 de 03/09/63

- Utilidade Pública Estadual – Lei nº 5341 de 08/09/69

- Utilidade Pública Federal – Doc. nº 50517 de 02/05//61 (Proc) (MJ 56910/73)

 

 

 
 

Arquivos

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

logotipo da agência digital ato interativo